22 de outubro de 2010

"Como perdi um amor por conta de um bigode"

O título deste texto poderia remeter a um episódio trágico ocorrido durante a Segunda Guerra ou a uma dolorosa história de amor passada em Coyoacán, Cidade do México. Na verdade, é apenas uma frase rabiscada com a caligrafia borrada (por lágrimas?) em uma folha de papel amarelada que encontrei no antigo armário do meu avô, entre as fotos de família. A frase Como perdi um amor por conta de um bigode está escrita à mão no canto superior da página onde se pode ler um texto datilografado, de apenas um parágrafo, cujo título é: Como perdi um amor ao som de Mercedes Sosa.

A caligrafia da frase rabiscada indica que foi escrita por meu avô quando passava cedo dos 20 anos de idade. Comprovei isso através da comparação de seus cadernos da escola e de cartas escritas ao longo da vida, mantidos em boa condição até hoje pelo zelo carinhoso de meu pai. O texto datilografado, entretanto, não está assinado. Na caixa onde meu avô guardava os poemas que escrevia, não há nada que remeta ao assunto. Ninguém na família conhece o tema, a autoria ou a época em que foi escrito. Pesquisando na internet, encontrei um outro texto que remete este. O título é “Como perdi um amor ao som de Mercedes Sosa”, como no original que encontrei datilografado, com a diferença de que vem entre aspas. Apesar da quase coincidência do título, o texto não é o mesmo que encontrei entre as fotos antigas. O que foi achado na internet é fundamentalmente uma especulação sobre o que teria sido o texto original, além de uma confissão disfarçada de narrativa. Seu autor, desconhecendo a existência da cópia encontrada no armário de meu avô, reivindica a autoria hipotética deste texto, mesmo admitindo que ele nunca foi escrito.

Sabe-se que meu avô comprou uma Olivetti com o seu primeiro soldo como escriturário. A nota fiscal da máquina também foi preservada por meu pai, juntamente com outra que registra, para a mesma data, a aquisição de um LP de Mercedes Sosa. Apesar de uma clara alusão ao título do texto datilografado (escrito de fato e comentado em sua existência hipotética), o título escrito à mão, Como perdi um amor por conta de um bigode, remete a um texto que possivelmente nunca foi escrito.

Um comentário: